A importância de fazer o projeto antes de qualquer coisa na sua reforma.
- Val Fiuza Decora
- 15 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jul. de 2019
1- Primeiro passo: planejamento
Faça um projeto inicial estabeleça nele tudo que sonha e deseja na sua obra.
Faça uma consulta de viabilidade junto à prefeitura de sua cidade ou ao seu condomínio.
A mesma coisa se for reformar, afinal, mudanças acontecem frequentemente na lei e nas regras para construção. Nesta consulta, você ficará sabendo quais documentações são necessárias e obrigatórias.

2- Procure um profissional habilitado
Pode ser um engenheiro ou um arquiteto. Somente assim você terá garantia de uma obra segura e confiável. Principalmente se for necessário mexer na estrutura do imóvel, como a retirada de paredes, por exemplo. Isso pode resultar, ao contrário do que muitas pessoas pensam, em redução de custos. Este profissional tem experiência e sabe como programar uma obra da forma certa. Quando não fazemos isso, geralmente compramos material e quantidade errados.

3- Período da Reforma
Estabeleça desde o início qual será a duração máxima da obra. É bom determinar essa data tanto para seu controle como para a agilidade de quem está executando. Caso sua reforma seja grande, faça um planejamento e encontre outro lugar para morar durante o processo. em caso de Apartamento ou casa nova tente se mudar de volta apenas quando finalizar o máximo possível de itens.

4- Faça mais de dois orçamentos com empreiteiros
Busque referências sobre o profissional, converse com antigos clientes e visite obras já realizadas por ele. Faça um contrato por escrito, se possível for um contrato único, contendo informações sobre preços, prazos e outras questões importantes.

5- Organização
Como sabemos, as reformas causam muita sujeira, mas podemos tentar minimizá-las um pouco cobrindo todos os móveis e eletrodomésticos com mantas ou panos, caso respingue tinta ou massa corrida. O chão também não pode ser esquecido. Coloque plástico-bolha ou papelão para ajudar a proteger seu piso contra sujeiras ou manchas que podem ocorrer – tomando esses cuidados e o resultado é uma reforma perfeita.

6- Planejamento Financeiro
Muitas pessoas pensam que as obras sempre custam mais do que já estava no orçamento, mas não é bem assim. As reformas acabam ficando mais caras do que foi estabelecido no início porque muitas vezes custos paralelos não são adicionados ao valor total. Por isso, é muito importante estabelecer o quanto você pode pagar pela obra e contratar pessoas de confiança que vão ajudar nesse processo.

7- Desconfie de preços muito baixos para os materiais e serviços.
Materiais de construção de qualidade são fundamentais para a segurança da obra. Pense no custo-benefício a longo prazo. Vale a pena! Profissionais muito baratos e desqualificados podem custar muito caro no final das contas. Como a velha frase que diz: "o barato sai caro"

Comments